Campanha Mobilidade
Campanha Mobilidade

Última Hora

Sejus implanta novo sistema para aprimorar gestão da alimentação nas unidades prisionais

Sejus implanta novo sistema para aprimorar gestão da alimentação nas unidades prisionais

São cerca de 100 mil refeições servidas diariamente, entre café da manhã, almoço, lanche e jantar

As unidades prisionais do Espírito Santo passaram a contar, desde o início deste mês, com um novo sistema de gestão da alimentação destinada à população carcerária. Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia, Informação e Comunicação (GTIC) em parceria com a Gerência de Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos dos Estabelecimentos Penitenciários (Gefap), o sistema tem otimizado o controle e a fiscalização dos contratos de fornecimento de refeições geridos pela Secretaria da Justiça (Sejus).

Atualmente, o sistema prisional capixaba opera com cozinhas centralizadas responsáveis por fornecer as refeições aos internos. São cerca de 100 mil refeições servidas diariamente, entre café da manhã, almoço, lanche e jantar.

De acordo com o gerente da Gefap, Felipe Vargas, a nova ferramenta traz mais agilidade e transparência à gestão. “Com o novo sistema, conseguimos gerenciar de forma mais dinâmica a entrega das refeições nas unidades prisionais. Também oferecemos aos servidores uma ferramenta moderna, intuitiva e eficiente para o acompanhamento do serviço”, destacou.

O sistema permite registrar o recebimento das refeições e eventuais ocorrências de aspectos qualitativos (horário de entrega, cardápio, higiene dos utensílios, aparência, aroma, sabor e textura) e quantitativos (peso e temperatura) fatores que auxiliam na avaliação da qualidade do alimento entregue. Além disso, o painel de conferência em tempo real possibilita o monitoramento das movimentações e o registro de eventuais inconformidades.

“A ferramenta garante maior controle e precisão nos dados, gera estatísticas e permite acompanhar em tempo real o cumprimento dos contratos. É um avanço importante para a gestão e a transparência dos serviços de alimentação”, concluiu Vargas.

A diretora da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), Grazielli Criptan Murari da Cunha Porto, pontuou os benefícios do sistema na conferência da alimentação.

“Observamos que o aperfeiçoamento da ferramenta deixou o sistema mais intuitivo e de fácil manuseio para o servidor responsável pela conferência. O layout aprimorado tem facilitado significativamente o trabalho, permitindo que o servidor realize correções no formulário dentro do prazo de 24 horas. A grande inovação está na praticidade que a ferramenta oferece ao gestor. O ateste do serviço prestado tornou-se mais simples e ágil, uma vez que relatórios e estatísticas são gerados automaticamente. Isso proporciona maior transparência, reduz o tempo de conferência e evita o retrabalho”, assegurou.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

onoticiarioab@gmail.com

Redes Sociais
Águia Branca Vip