Na manhã desta sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Águia Branca realizou uma ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância das ações voltadas para a prevenção ao suicídio, aconteceu uma caminhada, que saiu da Praça Três Poderes em frente ao CRAS Rosani Cunha e percorreu a avenida João Quiuqui até a Praça do Imigrante, no centro da cidade, onde aconteceram palestras a respeito do tema.
A caminhada contou com a participação do prefeito Jailson Quiuqui (Cidadania), do vice-prefeito Efrem Basílio (PT), da secretár ia municipalde Saúde, Juliana Delevedove, além de outros secretários, servidores municipais, vereadores, representantes da Cáritas, das escolas "Padre Sérgio Banzza", e "Professora Ana Maria Carletti Quiuqui", Associação Pestalozzi, e Polícia Militar.
Durante a caminhada, os participantes exibiram cartazes com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo.
SETEMBRO AMARELO
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.
O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.
(Fonte: Blog do Markinho Cruz)