Na última quarta-feira (04) a Prefeitura de Águia Branca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realizou uma ação alusiva à campanha “Outubro Rosa”.
Na oportunidade foram disponibilizados serviços de testes rápidos, vacinação, exames preventivos, atendimentos odontológicos e solicitações de mamografias, todos essenciais para a prevenção e detecção precoce de doenças que afetam a saúde feminina.
O que é a campanha Outubro Rosa?
O movimento Outubro Rosa surgiu por volta dos anos 80, nos Estados Unidos, após o falecimento de Susan Komen. Naquela época, cuidar da saúde dos seios ainda era considerado um tipo de tabu, por isso, sua irmã Nancy deu início a essa campanha com o objetivo de orientar as mulheres sobre a necessidade de se prevenir contra a doença. Afinal, quando diagnosticado bem cedo o câncer de mama tem grandes chances de cura.
Para conferir mais visibilidade, foi organizada a primeira corrida, em que foi distribuído pela primeira vez o famoso laço rosa, símbolo do movimento. Assim, tendo em vista que esse primeiro evento aconteceu no mês de outubro, anualmente cada vez mais países começaram a organizar suas ações nessa época do ano.
No Brasil, a partir dos anos 2000, grandes empresas passaram a defender a causa, de modo que a campanha “Outubro Rosa” se espalhou rapidamente no país inteiro.
Didi Quiuqui (Secretário de Saúde) e o prefeito Jailson Quiuqui (Cidadania) marcaram presença no evento