Jailson Quiuqui participa de reunião do Governo do Estado para enfrentamento da dengue no ES

Jailson Quiuqui participa de reunião do Governo do Estado para enfrentamento da dengue no ES

A participação do mandatário aguiabranquense na reunião teve como propósito promover um plano de ação preventiva para proteger Águia Branca do aumento dos casos de arboviroses

Na quarta-feira (21), o prefeito de Águia Branca, Jailson Quiuqui (Cidadania), e o secretário municipal de Saúde, Edirlei Quiuqui (Didi), participaram de uma reunião on-line promovida pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

O encontro, liderado pelo governador Renato Casagrande (PSB) e uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), teve como objetivo discutir medidas de combate ao crescente número de casos de dengue, transmitidas pelo Aedes aegypti, em todo o Brasil, além de estratégias de combate e proteção para o Estado do Espírito Santo e seus municípios.

Diante do preocupante cenário epidemiológico dessas arboviroses no País, o Governo Estadual instituiu o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses, com a finalidade de coordenar esforços entre diferentes órgãos e reduzir o número de casos e óbitos relacionados a essas doenças no território capixaba.

O prefeito Jailson Quiuqui e o secretário de Saúde Edirlei Quiuqui participaram da reunião com o propósito de promover um plano de ação preventiva para proteger Águia Branca diante do aumento dos casos de arboviroses.

Durante o encontro, o governador Renato Casagrande anunciou a decretação da Situação de Emergência em Saúde Pública devido ao cenário epidemiológico dessas doenças e também o repasse de R$ 2 milhões aos municípios capixabas para intensificar as ações de enfrentamento às arboviroses.

O CICC de Arboviroses funcionará como um ponto central de gestão, monitoramento e coordenação das atividades relacionadas ao combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Com reuniões semanais e a possibilidade de articulação de outros órgãos, o centro buscará definir estratégias eficazes de prevenção, controle e resposta às demandas emergentes.

Para enfrentar a epidemia de dengue, serão realizadas ações voltadas ao combate aos focos do vetor, treinamentos com apoio aos agentes de campo e campanhas educativas em todo o território, com suporte de diversos setores. Ademais, haverá um fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com ampliação da testagem para diagnóstico das arboviroses e apoio aos municípios com insumos e orientações, como a ampliação de salas de hidratação.

Ao fim da reunião, Jailson Quiuqui  e o secretário, Didi Quiuqui, anunciaram o apoio à proposta do Governo do Estado e confirmaram que estarão convocando as equipes de Saúde do município de Águia Branca para discutir e implementar estratégias eficazes de monitoramento e combate à dengue.

“Estaremos juntos trabalhando com as estratégias aplicadas pelo Governo do Estado por meio da SESA”, afirmou o prefeito Jailson Quiuqui.

“Daremos nossa contribuição e, principalmente, cuidaremos da saúde de nossa população, que é o nosso principal foco”, completou o secretário de Saúde, Edirlei Quiuqui.

(Fonte: Noroeste Capixaba)

 

Anúncio

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

onoticiarioab@gmail.com

Redes Sociais
Águia Branca Vip