Durante os últimos dias, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, realizou diversas ações em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se encerra nesta sexta-feira (07). Por isso, a equipe do setor de Nutrição aproveitou a data e percorreu as enfermarias da Maternidade para um bate-papo com as mamães dos recém-nascidos sobre a alimentação das puérperas, durante o período de amamentação.
Com a chegada do bebê, a rotina da mãe muda bastante, mas é preciso estar atenta à própria alimentação uma vez que a criança ainda recebe os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento através do leite materno e, por isso, a alimentação saudável continua sendo importante.
O leite materno é o alimento completo para crianças de 0 a 6 meses de idade. Nele, estão contidas as quantidades ideais de água, carboidratos, gorduras e proteínas que a criança precisa. Na composição do leite materno também encontramos um conjunto de bactérias que promovem a colonização de uma microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal) saudável, além de componentes imunológicos. Assim, a mãe passa para o bebê anticorpos, como se fosse uma vacina.
De acordo com a Nutricionista do Himaba, Heloisi Passos, a alimentação da mãe também deve ser observada para que a mulher não sofra nenhuma deficiência de vitaminas e minerais. “O corpo da mulher vai fazer de tudo para garantir a qualidade nutricional do leite. Por isso, a preocupação com a saúde da mãe neste momento. Não há uma “dieta” ideal, mas a principal orientação é manter uma alimentação balanceada”, explicou.
Dicas de alimentação
O Himaba
Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019 pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).
O Instituto Gnosis se destina à prestação de serviços de saúde, incluída a assistência médica, hospitalar e de serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, sempre observada a excelência da atuação, obtida pela aplicação das melhores práticas de gestão em saúde disponíveis no mercado, por meio, ou não, de convênios firmados com organismos públicos ou privados, prática esta que possibilita o desenvolvimento, aplicação e o gerenciamento de novos produtos, métodos e processos educativos e de gestão, entre outros, na área da saúde.