Com a Ales o Espírito Santo cresce e o capixaba se fortalece.
Com a Ales o Espírito Santo cresce e o capixaba se fortalece.

Última Hora

Águia Branca conquista 4° lugar no IDEB

Águia Branca conquista 4° lugar no IDEB

4ª colocação no IDEB entre os municípios capixabas foi comemorada em Águia Branca

O município de Águia Branca conquistou ao lado de Barra de São Francisco e Domingos Martins, a 4ª colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O resultado divulgado pelo Ministério da Educação foi comemorado pelos profissionais do setor. Também o prefeito Brizola (Ângelo A. Corteletti) está satisfeito com a posição alcançada entre os municípios capixabas. Ele disse: “Estou muito feliz e quero parabenizar e agradecer aos professores e todos os envolvidos na conquista. Também parabenizo os alunos e seus familiares pelo comprometimento”.

O que é o Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no País: o fluxo, que representa a taxa de aprovação dos alunos; e aprendizado que corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica), avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da Educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da Educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

onoticiarioab@gmail.com

Redes Sociais
Águia Branca Vip