Campanha Mobilidade
Campanha Mobilidade

Última Hora

Arte e empreendedorismo de mulheres negras em destaque na Assembleia

Arte e empreendedorismo de mulheres negras em destaque na Assembleia

Feira Dandaras e exposição do artista Zuilton Ferreira seguem até sexta-feira (28) no térreo da Ales (Foto: Heloísa Mendonça Ribeiro)

Em uma só solenidade foram inauguradas nesta segunda (24) mais uma edição da Feira Dandaras, dando protagonismo ao empreendedorismo de mulheres negras, e também a exposição “Máscara: objeto da humanidade e sua produção contemporânea”, do artista multilinguagens capixaba Zuilton Ferreira. As duas atividades funcionam até a próxima sexta-feira (28), no térreo do prédio da Assembleia Legislativa (Ales).

Fotos do evento

A abertura contou com a apresentação da banda de congo Amores da Lua, de Vitória. Realizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Ales, a Feira Dandaras tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de mulheres negras empreendedoras, promovendo o empoderamento feminino por meio da valorização da cultura afro e geração de oportunidade de negócios para essas mulheres.

A expositora Roseane de Oliveira falou da importância de colocar a mulher negra num espaço de protagonismo, sobretudo durante o mês dedicado à luta antirracista. “A Feira Dandaras é super importante porque coloca as mulheres negras e empreendedoras nesse lugar de protagonismo, ainda mais que nós estamos aí no finalzinho do Novembro Negro”, destacou. 

“É importante nós estarmos aqui, nós estarmos trazendo os nossos produtos. Muitas das vezes nós ficamos invisibilizadas na sociedade (...). Então, estar trazendo a gente aqui, é muito importante. (...) Aqui tem de tudo um pouco. Eu trago moda, vestuário, tem gente com artesanato, tem outras meninas trazendo comida, doces, tem muita variedade aqui”, concluiu Roseane.
Exposição

Já a Exposição “Máscara: objeto da humanidade e sua produção contemporânea”, foi idealizada pela Comissão de Cultura da Ales. A mostra do artista Zuilton Ferreira aborda a presença da máscara na história da humanidade e sua ressignificação na arte contemporânea, explorando identidade, tradições, simbolismos e múltiplos diálogos sociais.

As máscaras/painéis apresentadas transitam entre objetos artísticos e comentários sociais, destacando personagens, fauna e flora, e fortalecendo a representação da identidade cultural capixaba em diálogo com contextos nacionais e internacionais. O artista está celebrando 50 anos de carreira. 

“Esse projeto é muito importante, porque além de comemorar 50 anos da minha carreira, eu trato da questão da identidade capixaba, a questão dos ícones, porque eu trabalho com as paneleiras, eu tenho um trabalho com as desfiadeiras de siri, tudo é representado pelos meus desenhos. A máscara é uma peça que faz parte da humanidade e eu estou trazendo ela como temática da minha comemoração de 50 anos”, comentou Zuilton Ferreira.
À frente tanto da Comissão de Cultura como da Procuradoria Especial da Mulher, a deputada Iriny Lopes (PT) participou da solenidade de abertura e comentou sobre a importância da luta contra a discriminação. “Isso é materializar o nosso discurso antirracista, é um gesto de valorização das mulheres empreendedoras, mulheres negras empreendedoras, é materializar a nossa luta dos 25 dias de ativismo contra a violência praticada contra as mulheres e lembrar que nós estamos no mês de novembro, em referência a Zumbi de Palmares, o mês negro, o Novembro Negro”, destacou a petista. 

A deputada também celebrou o fato de o colegiado estar prestigiando o artista Zuilton Ferreira na celebração de suas cinco décadas de trabalho. “Ter a oportunidade de oferecer a Zuilton uma lembrança que marca os seus 50 anos na vida cultural do Estado do Espírito Santo é fundamental, é de uma alegria imensa”, pontuou Iriny.

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

onoticiarioab@gmail.com

Redes Sociais
Águia Branca Vip