Última Hora

Exposição sobre 190 anos recebe empresários do ES em Ação

Exposição sobre 190 anos recebe empresários do ES em Ação

Líderes do movimento empresarial destacaram que resgate histórico realizado pela Assembleia Legislativa mostra percurso empreendedor do Espírito Santo (Foto: Yasmin Lourenço)

Um grupo de lideranças do movimento empresarial ES em Ação esteve na Assembleia Legislativa na noite dessa segunda (22) para conhecer a exposição 190 Caminhos da Cidadania. A relação entre o Poder Legislativo e o desenvolvimento do estado é revelada em muitas das fotografias e documentos apresentados na mostra, em cartaz na sede do Legislativo capixaba, com entrada gratuita.

A visita foi guiada pelo secretário de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader. O gestor enfatizou que, desde o Império, o Parlamento capixaba liderou debates e aprovou leis que contribuíram para a projeção do Espírito Santo no cenário nacional e internacional.

“Quando a gente pega as decisões que a Assembleia tomou no século 19, no início do século 20, e que destinaram o Espírito Santo a ser um estado com essa vocação de logística, de comércio exterior, essa vocação industrial que teve, a gente mostra que o Parlamento teve participação preponderante nesses rumos que o Estado tomou”, explicou.

O presidente do ES em Ação, Fernando Saliba, disse ter se emocionado com o resgate histórico que a exposição apresenta. “E a gente se transporta para aqueles momentos para ver como o Estado, desde o início, era um Estado empreendedor, um Estado que avançava nas suas políticas públicas, na construção de um futuro melhor para toda a sociedade. A Assembleia teve a capacidade de se autoavaliar e de se reconstruir em muitos momentos”, afirmou.

Saliba destacou que o movimento ES em Ação surgiu exatamente num momento em que a Ales passava por uma turbulência política. “E a gente olha hoje o Estado nessa perspectiva do passado e vê como valeu a pena construir esse novo futuro”, avaliou.

O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), agradeceu a presença da comitiva de empresários e relembrou a histórica fundação do movimento. E falou da satisfação de receber membros fundadores da entidade que não frequentavam a Ales no passado por discordarem das decisões tomadas aqui.  

“E, como diz nossa capixaba Elisa Lucinda, não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser, juntos, a gente vai conseguir mudar o final. Basta a gente conseguir se unir, dialogar, conversar, não concordar às vezes, mas respeitar a opinião do próximo e encontrar um caminho possível que leve a Assembleia e o Espírito Santo por mais 190 anos produzindo coisas legais’, concluiu Santos.

190 Caminhos da Cidadania

A exposição 190 Caminhos da Cidadania é fruto de pesquisa realizada por meio de convênio entre a Ales e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Reúne fotos, documentos e mobiliários antigos, bem como pinturas do acervo do Legislativo e obras contemporâneas, entre outros. 

A mostra, que ocupa uma área de 700 m² no pilotis da Ales, foi viabilizada graças a recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo a Projetos Culturais (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Vale, Grupo Autoglass, ArcelorMittal, Banestes, Itaú e Bandes.

Serviço – Exposição 190 Caminhos da Cidadania
Local: Assembleia Legislativa (Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá) 
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Entrada gratuita  
 

ENTRE EM CONTATO

Águia Branca/ES

(27) 9.99871599

onoticiarioab@gmail.com

Redes Sociais
Águia Branca Vip