Um grupo de lideranças do movimento empresarial ES em Ação esteve na Assembleia Legislativa na noite dessa segunda (22) para conhecer a exposição 190 Caminhos da Cidadania. A relação entre o Poder Legislativo e o desenvolvimento do estado é revelada em muitas das fotografias e documentos apresentados na mostra, em cartaz na sede do Legislativo capixaba, com entrada gratuita.
A visita foi guiada pelo secretário de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader. O gestor enfatizou que, desde o Império, o Parlamento capixaba liderou debates e aprovou leis que contribuíram para a projeção do Espírito Santo no cenário nacional e internacional.
“Quando a gente pega as decisões que a Assembleia tomou no século 19, no início do século 20, e que destinaram o Espírito Santo a ser um estado com essa vocação de logística, de comércio exterior, essa vocação industrial que teve, a gente mostra que o Parlamento teve participação preponderante nesses rumos que o Estado tomou”, explicou.
O presidente do ES em Ação, Fernando Saliba, disse ter se emocionado com o resgate histórico que a exposição apresenta. “E a gente se transporta para aqueles momentos para ver como o Estado, desde o início, era um Estado empreendedor, um Estado que avançava nas suas políticas públicas, na construção de um futuro melhor para toda a sociedade. A Assembleia teve a capacidade de se autoavaliar e de se reconstruir em muitos momentos”, afirmou.
Saliba destacou que o movimento ES em Ação surgiu exatamente num momento em que a Ales passava por uma turbulência política. “E a gente olha hoje o Estado nessa perspectiva do passado e vê como valeu a pena construir esse novo futuro”, avaliou.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), agradeceu a presença da comitiva de empresários e relembrou a histórica fundação do movimento. E falou da satisfação de receber membros fundadores da entidade que não frequentavam a Ales no passado por discordarem das decisões tomadas aqui.
“E, como diz nossa capixaba Elisa Lucinda, não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser, juntos, a gente vai conseguir mudar o final. Basta a gente conseguir se unir, dialogar, conversar, não concordar às vezes, mas respeitar a opinião do próximo e encontrar um caminho possível que leve a Assembleia e o Espírito Santo por mais 190 anos produzindo coisas legais’, concluiu Santos.
190 Caminhos da Cidadania
A exposição 190 Caminhos da Cidadania é fruto de pesquisa realizada por meio de convênio entre a Ales e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Reúne fotos, documentos e mobiliários antigos, bem como pinturas do acervo do Legislativo e obras contemporâneas, entre outros.
A mostra, que ocupa uma área de 700 m² no pilotis da Ales, foi viabilizada graças a recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo a Projetos Culturais (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Vale, Grupo Autoglass, ArcelorMittal, Banestes, Itaú e Bandes.
Serviço – Exposição 190 Caminhos da Cidadania
Local: Assembleia Legislativa (Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas
Entrada gratuita